terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Como regular o módulo de vidros do Honda Fit

Este guia eu fiz há alguns anos quando precisei dessa informação e só encontrei esses passos em... japonês! Na época, o Google Tradutor conseguiu me levar ao guia e eu aprimorei ele com macetes da minha própria experiência. Cheguei a publicar o tutorial em alguns fóruns (não-oficiais) de proprietários Honda, mas resolvei trazer pro blog pra registro.


Foto com botões do vidro elétrico na porta
Imagem ilustrativa do comando do motorista do Honda Fit

O novo Honda Fit não vem com subida automatizada de vidros, isto é, se você deixar a janela aberta e travar o carro com o controle, o vidro não sobe. Então, é preciso recorrer a módulos de terceiros.

Quando você instala um módulo automatizador da subida de vidros num Honda Fit (2015 pra cá), geralmente você não precisa remover o módulo original que já tinha e que controlava a subida e descida expressa da porta do motorista. Isto porque a maioria dos módulos automatizadores são plug and play, sem cortes na fiação original, aproveitando o encaixe já existente. Exemplos no Mercado Livre. Eu uso um módulo Tury.

Ilustração com exemplo de módulo de vidros
Módulo Tury

Acontece que essa instalação, com 2 módulos em série, às vezes desregula o comando original de subida expressa da porta do motorista: ao invés do vidro parar fechado, ele retorna até o meio do curso. E isso é muito chato (e um pouco perigoso, já que o vidro vai abrir mesmo você querendo fechar). Reiniciar o módulo original do carro resolve; basta seguir os passos.


Preparação:

No carro, aprenda as posições da chave 0 (desligado) e II (painel aceso). Familiarize-se com a virada de chave entre essas posições pois você precisará girar a chave rápido entre essas duas posições mas sem errar.

O botão de subida expressa tem dois estágios. Vamos chamá-los de SUBIR (primeiro estágio) e AUTO SUBIR (segundo estágio). O mesmo para descer: DESCER/AUTO DESCER.

O passo 5 contém 4 repetições e deverá ser completado em até 5 segundos.

Passo-a-passo:

0) (Opcional) Remova quaisquer modificações feitas na instalação, sobretudo módulos automatizadores, para que apenas o módulo original esteja conectado. Geralmente, basta desencaixar o bypass, não precisa cortar fios.

1) Entre no carro, tire a chave e feche todas as portas.

2) Coloque a chave no contato. Gire a chave para II (painel aceso).

3) Use o botão DESCER até que o vidro esteja totalmente aberto e segure por mais 2 segundos. Faça isso mesmo se ele já estiver aberto.

4) Abra a porta do motorista.

5) Execute estes passos 4 vezes em 5 segundos. (Se demorar ou errar, terá que recomeçar desde o passo 1)

5.1) Gire a chave para 0 (desligado)
5.2) Aperte e segure o botão AUTO DESCER
5.3) Gire a chave para II (painel aceso)
5.4) Solte o botão AUTO DESCER

6) Feito os passos acima 4 vezes, o botão AUTO deverá estar desativado. Teste se o vidro ainda sobe ou desce sozinho (subida/descida expressa). Se ainda estiver ativado, volte ao passo 1.

Agora que a subida/descida expressa está desativada, você poderá reativa-la. Esse procedimento irá reiniciar os limites do trajeto do vidro na janela. Para ativar:

7) Gire a chave para II (painel aceso)

8) Use o botão DESCER até que o vidro esteja totalmente aberto. Se ele já estiver aberto aperte-o mesmo assim por 1 ou 2 segundos.

9) Aperte e segure o botão SUBIR (não é o AUTO SUBIR!) até que o vidro feche e segure ainda por mais 2 segundos depois que chegar no topo.

Verifique se o botão AUTO desce/sobe o vidro automaticamente e se o problema foi resolvido.

Se tudo estiver OK, você pode reinstalar o módulo automatizador da subida de vidros normalmente, se for o caso.