sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Super Cooler - um review do aparelhinho que gela cerveja em 2 minutos

Eu estava procurando um presentinho pro "amigo oculto" de Natal, sendo que a pessoa que eu havia tirado adora uma cerveja. Dentre as dicas que os sites e blogs me deram, rapidamente me interessei pelo Super Cooler. Infelizmente, é difícil achar ele em lojas físicas, e não daria tempo de receber em Dezembro (Correios!). No entanto, eu resolvi comprar pra mim mesmo assim. Hahaha!

Foto autoral do Super Cooler
Super Cooler vem na cor azul

Trata-se de um aparelho simples mas genial, desenvolvido pensando numas das mais comuns necessidades do brasileiro: como gelar bebidas rapidamente. Quantas vezes a gente comprou cerveja em temperatura ambiente e precisou colocar pra gelar por um longo período de espera! Com vinhos em garrafa de 750ml nem se fala...

A empresa que criou o aparelho, uma startup com sede em São Leopoldo/RS, explica em seu site quase tudo sobre ele, que usa gelo para esfriar as bebidas. Mas eu tive algumas dúvidas, por exemplo, na instalação das pilhas (que acompanham o produto), já que na caixa não veio manual de instruções propriamente dito.

Foto autoral do produto e acessórios
Aquele panfleto ali não é um manual de instruções

Pra colocar as pilhas é preciso destravar e remover a tampa do compartimento enfiando algo na fenda. Eu usei uma faca bem fina pra não arranhar, e tive cuidado com a parte interna da tampa pois já imaginava, com razão, que a tampa teria uma borracha de vedação, já que o produto entra em contato com gelo e água.

Foto autoral detalhando encaixe de garrafas e latas
Parte interior com detalhe para os encaixes.

Conforme se pode ver na imagem acima, o Super Cooler encaixa tanto em latas (shot, comum e latão) quanto em garrafas de vidro. Isto graças ao duplo anel concêntrico emborrachado, que é maleável. O motor do Super Cooler parece fraco, mas é suficiente para girar uma garrafa de vinho.

Algo me diz que o Super Cooler não funciona com garrafas de plástico, mas isto requer teste.

O Super Cooler gira rapidamente a garrafa ou lata sobre o gelo, transferindo a temperatura fria para a bebida. Portanto, a lata ou garrafa precisa estar repousando num balde com gelo e um pouco de água pra aumentar o contato. O que parece óbvio é verdade: não é pra mergulhar o Super Cooler.
Foto de divulgação do Super Cooler num contexto de churrasco
Créditos: Divulgação/Super Cooler


Eu resolvi fazer um teste com um latinha (shot) de refrigerante. Coloquei um pouco de gelo num vidro. A temperatura inicial do refri estava em 25 graus:

Preparando pra gelar uma latinha de refrigerante

Termômetro mostrando temperatura da latinha a 25 graus


Encaixei o Super Cooler e posicionei a latinha sobre o gelo:

Encaixando o Super Cooler na latinha

Posicionando a latinha no gelo

E aí vamos nós:

Foto do Super Cooler em funcionamento

Em 1 minuto de giro, o refrigerante desceu de 25 para 11 graus! Isso é impressionante, ainda mais considerando que eu não usava um balde de gelo e assim o contato entre a lata e o gelo não era o mais eficiente.

Foto autoral testando o produto

Termômetro mostrando temperatura da latinha a 11 graus

E pra que fique claro, ao abrir a latinha, a bebida não "explode", já que na verdade, enquanto a lata rodava, a bebida provavelmente escorregava lá dentro.

Foto da bebida pronta pra beber


Ao servir num copo, ficou evidente que não só a lata em si estava fria, mas a bebida também:

Termômetro mostrando a temperatura da bebida em si a 11 graus

O preço não foi dos mais atrativos (R$ 90 no WBeer com frete grátis), mas é daqueles gastos que (espero eu!) você só faz uma vez na vida.

No entanto, vale a pena mencionar que, por não encontrar informação diferente, a garantia provavelmente é de só 90 dias, mínimo determinado em lei.

Portanto, minha conclusão é de que o Super Cooler não só funciona, como funciona muito bem e recomendo muito!

Obrigado e até a próxima!